11 de julho de 2023

Quase tudo sobre Customer Relationship Management (CRM): Marketing e Vendas

Se a sua empresa tem uma equipe de vendas, certamente, você já ouviu falar dessa ferramenta.  Os benefícios e diferenciais de um sistema de Customer Relationship Management (CRM) são tantos, que fica até difícil descrever tudo por aqui.

 

Aliado na gestão de vendas e no gerenciamento de oportunidades (leads), a ferramenta auxilia também no desenvolvimento de estratégias de relacionamento entre uma marca e seus consumidores.

 

É importante ter em mente que o CRM pode ser contratado com diferentes objetivos. No entanto, todos eles terão em comum uma característica: o aumento das vendas e, consequentemente, uma maior produtividade da equipe.

 

Mas, chega de papo, porque hoje o assunto é extenso e você precisa entender mais sobre essa ferramenta que é quase um “faz-tudo” para os especialistas em Marketing.

O que é CRM?

Ao contrário do que muitos pensam, ela não é apenas uma ferramenta de gestão de relacionamento, e sim uma aliada na força de vendas de uma empresa.

 

Para quem busca oferecer uma comunicação mais estratégica e multicanal, ela pode disponibilizar funcionalidades que ajudam a fortalecer a gestão de vendas e auxiliam no planejamento estratégico da empresa como um todo.

 

Não é à toa que a ferramenta é uma das mais cobiçadas pelos marqueteiros.  Com uma estrutura de automação e um gerenciamento estratégico dos leads é possível aprimorar significativamente as estratégias de divulgação e retenção de clientes.

 

O CRM está entre as plataformas tecnológicas mais completas e importantes no quesito armazenamento de informações de clientes. Utilizar todos os dados a favor da exposição do conteúdo.

CRM e a força de vendas

Se um dos diferenciais da plataforma é a consolidação de um banco de dados dos clientes de uma empresa, a utilização de um CRM em vendas favorece na gestão de pipeline, conhecido também como funil de vendas.

 

Isso acontece porque o sistema oferece informações relevantes sobre o cliente e a etapa em que ele se encontra. Assim, o processo de captação de contatos ganha maior agilidade e dinamismo para uma futura conversão.

 

Ao adotar ferramentas que favorecem a estruturação de estratégias de relacionamento a empresa ganha em velocidade e organização. Já que acompanha em tempo real todas as interações de leads com as páginas da empresa.

 

Não é um trabalho tão simples como parece, mas o encurtamento dos prazos de conversão são bons indicadores para saber se as ações estão gerando os resultados esperados

Marketing Digital e CRM

Se o marketing digital é estruturado e planejado com base em dados, o CRM é um dos aliados na construção de estratégias que ajudarão na aproximação de uma marca com os seus públicos.

 

Para ser uma relação bem-sucedida e duradoura, é importante saber como nutrir o relacionamento com os leads. É nesse momento que especialistas de Inbound Marketing e Performance se reúnem para avaliarem as estratégias e comunicações que poderão ser adotadas para garantir um maior engajamento da base de dados.

 

O CRM ajuda a entregar uma comunicação mais personalizada e individualizada para cada cliente. Da criação de anúncios até o desenvolvimento de campanhas de e-mail marketing, tudo pode ser segmentado e configurado para a obtenção de resultados mais consistentes para uma empresa.

CRM: Gestão de dados e aumento de produtividade para todas as empresas

O cenário ideal para quem tem uma empresa é conseguir aliar produtividade e eficiência. E é essa a proposta de uma ferramenta como o CRM. Diferente do que se imagina, a ferramenta é destinada a todos os tamanhos de empresas.

 

É possível escolher a ferramenta mais adequada para a sua empresa sem que exista um desperdício de recursos financeiros.

 

E se a intenção é otimizar a estruturação de dados da empresa e aproveitar para uma tomada de decisão mais assertiva com relação às ações de vendas. É fundamental uma aproximação entre a área comercial e a de marketing para que as metas sejam cumpridas e a gestão dos leads aconteçam de maneira mais eficiente.

 

Ter um planejamento consistente e estratégias bem definidas contribuem muito para os resultados. A ferramenta, portanto, acaba sendo uma aliada na organização e gestão de todos os dados de clientes e prospecções feitos durante o período.

Customer Relationship Management + Funil de Vendas = Teste

Os testes já fazem parte da rotina dos profissionais de Marketing Digital.  Seja para entender qual é a melhor comunicação ou então qual o layout mais atraente para determinado público, eles são excelentes ferramentas na construção de um discurso eficiente de vendas e relacionamento.

 

Mais do que testar hipóteses, os testes A/B aliados ao CRM (Customer Relationship Management) favorecem em processos de automação e construção de funil de vendas.  Ao entender melhor o comportamento dos consumidores é possível construir comunicações mais específicas focadas na necessidade desses clientes.

 

Quando comentamos que todas as empresas deveriam ter uma solução de CRM pensamos justamente nessa facilidade de acesso às informações. A solução funciona quase como um “guru” do atendimento ao cliente. Já imaginaram poder prever uma necessidade do cliente compreendendo apenas uma reação dele com publicações ou interações feitas em sua página?

 

Sim, essa realidade está mais próxima do que você imagina! A personalização das estratégias de marketing digital é a comprovação disso que acabamos de falar.

Investimento e Resultados: Quando vale a pena investir em um CRM?

Se ainda tem dúvidas com relação aos diferenciais da ferramenta, pense e avalie o tempo que você gasta pesquisando informações sobre os seus clientes. Você consegue tomar decisões rápidas com base nos dados que existem na sua empresa hoje?

 

Há muitas hipóteses para esse questionamento, a ideia hoje é fazer com que você entenda que é possível otimizar a gestão dos dados e usá-los em benefício dos seus negócios e do crescimento da sua empresa.

 

A decisão focada em dados e o aproveitamento disso nas ações de marketing digital te ajudarão na aquisição de leads mais qualificados e uma melhor gestão dos leads que existem na sua base.

 

Faça essas reflexões: O quanto você ganhará aproximando-se do seu público-alvo? Qual é o poder de influência e conversão das suas ações?

 

A eficiência consiste em aprimorar a utilização dos recursos que existem em uma empresa, mas é necessária sabedoria para buscar novas soluções para continuar crescendo e ampliando seus negócios.

 

Precisando de estratégias que melhorem a geração de leads da sua empresa? Fale com os especialistas da Performister -Agência de Marketing Digital e descubra como aprimorar as ações de relacionamento e gestão de dados dentro da sua empresa

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