11 de julho de 2023

Mídia Paga x Mídia Orgânica: Entenda cada uma delas

Para entender melhor sobre os benefícios do Marketing Digital para a sua empresa é fundamental que você compreenda a importância de cada uma das estratégias e ferramentas adotadas. Nesse contexto, as mídias têm um papel essencial, uma vez que serão elas as responsáveis por levar o conteúdo da sua marca para o público desejado. Mas, quais são as mídias que existem? O seria uma mídia paga? E mídia orgânica? Qual é a diferença entre elas?

Acompanhe esse conteúdo até o final e compreenda como obter os melhores resultados para a sua marca.

O ponto de partida será a definição e conceituação de cada mídia. Falaremos também sobre as vantagens e os diferenciais de cada uma delas. Entenda e planeje as suas estratégias.

Entenda o que é mídia e para que serve

A palavra mídia (do latim medium) conquistou popularidade devido ao desenvolvimento da imprensa. No entanto, podemos afirmar que ela essa palavra representa muito mais no desenvolvimento de estratégias de marketing digital.

Isso acontece porque a mídia nada mais é do que um intermediário da mensagem da sua marca para os seus consumidores.

Existem uma série de classificações e definições para essa ferramenta. A mídia impressa, por exemplo, é conhecida também como jornais e revistas. Considera-se, portanto, como mídia online, as comunicações feitas no universo digital.

A principal diferença entre elas é a linguagem utilizada. De qualquer forma, as duas têm um papel fundamental na propagação de informações.

Ainda considerando o universo digital, as mídias online podem ser divididas entre mídia paga e mídia orgânica. Elas são definidas durante o planejamento estratégico da equipe de Marketing Digital e devem estar alinhadas com os propósitos de negócio da marca para mais resultados.

O que é mídia paga?

Considera-se como mídia paga todo e qualquer modelo de anúncio publicitário que exige investimentos financeiros de uma empresa.

O valor depende da mídia escolhida. O preço do espaço publicitário dependerá da audiência e do tamanho da campanha. Esse modelo ganhou popularidade com meios de comunicação como: televisão, rádio, revistas e jornais.

No universo digital, este formato de mídia paga é também conhecido como link patrocinado. Eles podem aparecer de diversas formas. Durante uma pesquisa em buscadores na internet, em redes sociais ou até mesmo em um site de notícias.

Quais as vantagens da mídia paga?

Pode-se dizer que o maior diferencial da mídia paga é o alcance.

Nas mídias offline (televisão, rádio, revistas e jornais), por exemplo, o conteúdo tem uma grande exposição.

Já nas mídias online a distribuição da mensagem pode ser mais segmentada e assertiva. As plataformas digitais oferecem uma maior segurança para as marcas que precisam ampliar o alcance da sua marca.

O investimento inicial em post patrocinado pode ser um pouco menor que o comum. A cobrança desse modelo de mídia também segue um formato diferenciado. Você pode comprar palavras-chaves ou ainda criar anúncios segmentados por público. Além disso, você pagará pelo clique, ou interação, do usuário com a sua página.

O que é mídia orgânica?

Quando falamos de divulgação de uma marca encontramos também as mídias orgânicas. São as mídias produzidas pela empresa.

Nesse contexto, o investimento nesse modelo de mídia é em conteúdo relevante e estratégias de otimização de página em mecanismos de busca.

A mídia orgânica reúne também as características da mídia própria. Consiste em um meio de comunicação que fale sobre os propósitos de uma marca.

A mídia orgânica tem um grande potencial, pois aborda de maneira ampla e consistente os diferenciais e as mensagens que uma marca pretende divulgar.

Quais as vantagens da mídia orgânica?

Existem profissionais que consideram a mídia orgânica como mídias não pagas. Uma vez que, os gastos com ela já estão previstos em orçamento. No entanto, é prudente considerar que os investimentos com esse modelo de mídia.

Além do esforço em criar uma infraestrutura amigável e visível para os buscadores do Google, mídias orgânicas exigem esforço para a produção de conteúdos relevantes e pesquisa de palavras-chaves que ampliem o alcance da marca.

A mídia orgânica é a responsável por promover relacionamentos duradouros. Os conteúdos ajudam marcas a criarem vínculos com seus consumidores.

A principal vantagem desse modelo de mídia é a visibilidade que ela proporciona para uma marca em buscadores de pesquisa.

Entenda a importância da mídia paga e mídia orgânica

A mídia paga e a mídia orgânica são complementares. Enquanto uma promove a marca em alcance a outra auxilia com a consistência. Respectivamente, cada uma delas têm a sua importância e relevância na divulgação de uma empresa.

No contexto digital, a mídia paga serão os anúncios de Google Ads ou os promovidos em redes sociais. Eles ajudarão na divulgação de um produto para empresas ou clientes que possam ser interessantes para uma marca.

Já as mídias orgânicas serão as responsáveis por conquistar o cliente ou empresa. O papel do conteúdo será maior do que apenas transmitir uma informação. É necessário ter profissionais que saibam engajar públicos.

A integração desses dois cenários será orientada e estruturada por um profissional em mídia performance. Com base nos dados extraídos de campanhas e informações publicadas, o especialista definirá metas e estratégias que aprimorem a conquista de resultados na divulgação de uma marca.

Estratégias de Mídia Performance

Para extrair o máximo de resultado com cada uma das mídias, é fundamental ter o apoio de um profissional de performance.

O especialista ajudará a definir os melhores formatos e mídias para que a sua estratégia de divulgação tenha resultados efetivos e consistentes. É evidente que o investimento em cada uma das mídias dependerá do prazo proposto e também das metas de negócio da empresa.

O acompanhamento dos resultados é feito com o auxílio de ferramentas de Web Analytics. O diferencial de se trabalhar com estratégias de marketing digital de alta performance é a possibilidade de adaptar as ações visando a conquista de melhores resultados.

Busque o apoio de profissionais que entendam das estratégias que favorecem a rentabilidade dos negócios. Marque uma reunião com os especialistas da Performister-Agência de Marketing Digital. Aproveite para conhecer os nosso cases de sucesso.

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