11 de julho de 2023

Como migrar sua loja física para um e-commerce?

O setor varejista tem passado por muitas transformações.  E a maioria delas decorrente do crescimento das vendas online.  O desenvolvimento de novas tecnologias e vantagens de um ambiente virtual contribuíram para o surgimento de novos canais de vendas e crescimento do e-commerce.

 

Uma pesquisa divulgada pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) mostrou que 46% dos consumidores passou a utilizar o comércio online nos últimos 6 meses, devido a pandemia.

 

Diante desse cenário, muitas empresas estão migrando suas lojas físicas para uma loja virtual. Essa transição exige alguns cuidados e deve ser planejada com atenção. Para evitar perda de dinheiro é necessário conhecer bem o mercado e ter um planejamento estratégico.

 

Pensando nisso, nós da Performister – A Agência de Marketing Digital separamos aqui algumas dicas do que pode ser feito para você transformar uma loja física para e-commerce.

 

Como planejar um e-commerce?

 

Toda história tem um começo, a transição de uma loja física para uma loja online não é diferente. Para que as mudanças aconteçam é necessário conhecer o mercado, encontrar fornecedores e saber como gerenciar todos os recursos para garantir vendas e competitividade da marca.

 

Ter a definição clara e objetiva do projeto, assim como, os custos operacionais e as metas de negócio estarão entre as prioridades.  Além disso, deverão ser avaliados os canais de relacionamento e divulgação do novo e-commerce.

 

Então, conheça bem o público-alvo e saiba como envolvê-los e incluí-los nas estratégias de vendas da empresa. Inove nas vendas e na maneira de se relacionar com os clientes.  Avalie os comentários e invista em conteúdo sobre a sua marca e produtos.

 

Escolhendo uma plataforma para e-commerce

 

Defina um domínio. Compre o endereço e reserve para começar a estruturar o seu e-commerce.

 

A plataforma para e-commerce será a estrutura principal da sua nova loja. Por esse motivo, é fundamental que você avalie alguns critérios como: custo, integração com ferramentas e meios de pagamentos, entre outros.

 

Enquanto estiver analisando os fornecedores desse serviço. Existem plataformas para todos os tipos e tamanhos de empresas. Se você está começando a investir nesse universo você pode escolher as que oferecem baixo custo e fácil navegação.

 

Não esqueça de avaliar também a usabilidade da página. Lembre-se, seus clientes passarão a utilizar essa ferramenta para realizarem suas compras. Assim, essa plataforma tem os requisitos necessários para uma boa venda?

 

Adapte as estratégias de vendas

 

A migração do virtual para o online exige certas adaptações. Todas as ferramentas devem funcionar para garantir que o seu empreendimento tenha a visibilidade necessária. De que adianta uma loja que não tem pode receber visitas ou efetuar compras?

 

A promoção do seu endereço online deverá ser feita de maneira estratégica, com especialistas que entendam de marketing digital e também de estratégias de performance que favoreçam visitas e vendas.

 

Faça uma pesquisa de mercado. Estude o posicionamento dos seus concorrentes e avalie maneiras novas de divulgar seus produtos ao mercado.

 

Defina métricas que te ajudem no acompanhamento e mensuração dos dados. Todos os detalhes são importantes para que o seu e-commerce tenha um crescimento sustentável.

 

Invista em Marketing Digital

 

Para manter a competitividade, as empresas precisam saber como divulgar seus produtos. Encontrar fornecedores de serviços que te ajudem a promover a sua marca, pode ser uma grande vantagem.

 

E, se precisar de ajuda, conte com o o apoio da nossa equipe, aqui na Performister – A Agência de Marketing Digital temos especialistas que podem te ajudar nessa missão.

 

Aqui, as atividades focadas em Marketing Digital de Alta Performance. Buscamos maximizar os resultados em relação ao investimento, assim o nosso propósito está em alcançar as métricas mais relevantes para cada cliente.

 

Sabemos que o Marketing Digital de Alta Performance apresenta seus resultados de maneira muito mais efetiva. Por esse motivo, todo nosso planejamento está orientado por dados e informações estratégicas sobre a sua empresa e clientes.

 

Pensando nas estratégias de mídia performance, por exemplo, trabalhamos com as principais ferramentas e sabemos como extrair os melhores resultados. Nossas expertises são: Google Ads, Facebook Ads, Outbrain, Native Ads e outros canais de divulgação de alto impacto.

 

Focamos em resultados e no crescimento exponencial da receita de nossos clientes. Idealizada por Guilherme Freitas – que iniciou sua carreira como representante do Google – a Performister conta com uma equipe especializada na compra de mídia online.

 

 Avaliação da gestão de estoque e da logística

 

Entre as principais diferenças entre uma loja física e uma loja online estão a gestão de estoque e a logística.  No atendimento presencial, por exemplo, quando o consumidor vai até um vendedor e solicita determinado produto que não tem em estoque, a loja perde a venda.  No entanto, no atendimento virtual, a dinâmica é um pouco diferente.

 

Um e-commerce que está iniciando, por exemplo, não precisa necessariamente ter um estoque com todos os produtos. Dependendo do que está sendo vendido e dos prazos sugeridos para a entrega.

 

Busque ter uma estratégia de controle de estoque bem definida, avalie também os critérios de reposição de cada produto.

 

Além disso, é fundamental ter um serviço de entregas de produtos que seja eficiente e cumpra com os prazos pré-estabelecidos.

 

Considerações Finais

 

A migração de uma loja física para uma loja online (e-commerce) pode ser um tanto quanto trabalhosa.  Para que a migração aconteça são recomendadas algumas adaptações do modo de gestão. As reflexões que ajudem o empreendedor a conhecer melhor o cliente e ajudem a melhorar as experiências de compras devem ser constantes.

 

Na loja física, por exemplo, o feedback sobre o produto é imediato. Percebemos com o envolvimento do cliente se ele está satisfeito ou não com o atendimento prestado. Já, no online, os elogios são mais raros e as reclamações logo gritam para quem estiver disposto a ler.

 

Cuidar da imagem da empresa, saber promover produtos e ter um bom relacionamento com os seus públicos são itens que nunca saem de moda. Então, quando estiver avaliando uma transição do on para o off, pesquise também por profissionais especializados nessa transição.

 

As mudanças são necessárias e para se manter ativo no mercado é necessário acompanhar as transformações do setor.

 

Artigos relacionados

13 de julho de 2023

O que é o Bard – Inteligência artificial do Google

Ler mais

13 de julho de 2023

O que é Inbound Marketing?

Ler mais

11 de julho de 2023

Conceituando o Marketing Imobiliário

Ler mais

11 de julho de 2023

Quase tudo sobre Customer Relationship Management (CRM): Marketing e Vendas

Ler mais

11 de julho de 2023

Mídia Paga x Mídia Orgânica: Entenda cada uma delas

Ler mais

CADASTRE-SE
E FIQUE POR DENTRO
DAS NOVIDADES DA PERFORMISTER

Ao clicar em "Enviar", você concorda em permitir que a Falclean ,inc armazene e processe os dados pessoais fornecidos por você para a finalidade informada.

Dados enviado com sucesso!

WhatsApp

Telefone inválido

Ao clicar em "Enviar", você concorda em permitir que a Perfomister armazene e processe os dados pessoais fornecidos por você para a finalidade informada.

Em breve entraremos em contato

Telefone

Telefone inválido

Ao clicar em "Enviar", você concorda em permitir que a Perfomister armazene e processe os dados pessoais fornecidos por você para a finalidade informada.

Em breve entraremos em contato por telefone.